Bauru Chic

Acervo Fotográfico

 

 

ADILSON GODOY

Maestro, compositor e arranjador.


AMADEU Unias de Souza

Tradicional açougueiro da cidade que, juntamente com seu filho José Carlos, criou a apreciada receita de lingüiça de pernil de porco, ingrediente principal do nosso Bauru Amadeu.


AMILSON GODOY

Maestro, compositor e arranjador.  Pianista do Bossa Jazz Trio, trilha sonora do Bauru Chic.

 

AMILTON GODOY

Maestro, compositor e arranjador.  Pianista do Zimbo Trio.


ANTONIO CARLOS Barbosa

Técnico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino há mais de 10 anos.


ARNALDO VISSOTO (Dongue)

Membro do 1°ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação) que tinha como objetivo apoiar da “Artilharia Divisionária da FEB, durante a II Guerra Mundial na Itália – 1944/1945). Condecorado por sua atuação.  Foi também aluno e professor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Seu nome foi  muito cogitado para denominar o novo aeroporto de Bauru/Arealva devido a sua forte ligação com a aeronáutica.


ARTEMIO Caetano Filho

Com 37 anos de prática, Kodansha faixa coral 6º Dan (grau), Técnico de Título Pleno “com distinção”. Tricampeão Mundial Máster individual: Canadá 2005, Japão 2003 e França 2006.  Terceiros lugares no Campeonato Mundial Máster por equipe: Canadá 2005 e Japão 2003.  Tri-campeão Pan-americano individual, absoluto e equipe EUA 2003 e Campeão Paulista Sênior de Jiu Jitsu em 2003.

 

AS TIAS do Mauro Rasi

Famosas personagens criadas por Mauro Rasi e personificadas em: Deise Ribeiro Barone, Jucemy Monteiro Sataiman e Marisa Bianconcine Teixeira.


BAILE DE FORMATURA DO CURSO GINASIAL DO LICEU NOROESTE – 1955

Local: Automóvel Club de Bauru – Formandos: Amilton Godoy e Dudu Ranieri.

Em pé: Prof. Dorival Teixeira de Godoy (pai) e Prof. José Ranieri (Diretor).  Sentados: Adilson Teixeira de Godoy, Victória Felício de Godoy (mãe), José Augusto Vieira Ranieri (Dudu) e Amilton Godoy.


BAR E RESTAURANT CRYSTAL

Inaugurado em 6/11/1938, foi por muitos anos uma referência importante na nossa cidade.  Situava-se na Rua 1º de agosto n°7-4, esquina com a Rua Rio Branco.  Administrado pelos irmãos Padilha: André, Antonio, Oscar e Waldemar, possui uma história rica e cheia de detalhes que pode se conferida no livro de Roberto Polido Padilha.


BARONINHO, Edson Guimarães


Começou a carreira no antigo BAC (Bauru Atlético Clube) em 1969 e, no final de 1973, foi contratado pelo Noroeste após passagem pelo Guarani.
Após se destacar em Bauru, teve seu passe comprado pelo Palmeiras na metade de 1978. No Parque Antarctica, atuou em 193 partidas e marcou 32 gols. O seu terceiro jogo com a camisa verde foi justamente em Bauru, contra o Noroeste, pelo Campeonato Paulista. “Fiz um gol de falta de longe, um chute muito forte, e ganhamos o jogo. A torcida ficou me xingando o tempo todo. Minha mãe, depois desse dia, nunca mais foi ao estádio ver uma partida minha”
,recorda.
Baroninho também teve passagem pelo Flamengo e, em 1982, foi campeão do Mundial Interclubes. Voltou ao Noroeste em 1988, onde encerrou a carreira e também foi técnico da equipe em duas ocasiões.

(aguardando fotos)



CASA LUZITANA

Iniciou suas atividades em 1912, num prédio da Rua Araújo Leite.  Pouco anos depois, mudou-se para a esquina da Gustavo Maciel com a Batista de Carvalho onde permaneceu em funcionamento até 1975.  Segundo o Sr. Ary Nunes Garcia, filho de Antonio Garcia, um dos proprietários, a Casa Lusitana teve filiais em outras cidades paulistas.  Começou com três irmãos da família Domingues, que eram da mesma região onde seu pai nasceu, em Portugal.  “Foi a maior loja do gênero não só da região, mas do Estado”, afirma.

(aguardando fotos)

 

DR. CASIMIRO PINTO NETO

Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (o diploma original foi  doado  ao Bauru Chic pela família  e agora faz parte do nosso acervo) e responsável pela criação do sanduíche mais famoso do Brasil, o Bauru.


CONFEITARIA LALAI

Foi o grande “point” da cidade nos anos 50. A Confeitaria Lalai ficava no mais importante da época, o centro da cidade, mais precisamente na Rua Batista de Carvalho, o atual calçadão. 

(aguardando fotos prometidas)

 

DR. Damásio de Jesus

Presidente e Professor do COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS; Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália).

(aguardando fotos prometidas)

 

EDSON CELULARI

Ator conhecido nacionalmente pelos seus trabalhos no cinema, teatro e televisão.

 

EDSON ARANTES DO NASCIMENTO – PELÉ

O mais famoso futebolista do planeta.  Nasceu em Três Corações(MG) e chegou em Bauru com apenas 4 anos de idade, por conta da contratação do seu pai (Dondinho) pelo Luzitana Futebol Clube, que mais tarde se transformou no BAC – Bauru Atlético Clube.  Podemos dizer que o Edson nasceu e Três Corações e o Pelé aqui em Bauru.  Foto no barco: Country Club (1958).


ENY Cesarino

Cafetina conhecida nacionalmente pelo luxuoso bordel, que teve sua fase áurea entre os anos de 1963 e 1983.  Muitas figuras conhecidas passaram pelo seu bordel, tais como: Jô Soares, Chico Anísio, Paulo Maluf, Juca Chaves, Clodovil, José Sarney, Orestes Quércia, Roberto Carlos, Laudo Natel, Vinicius de Moraes, e etc. (Sant’Agostino, 1995). Sua vida é contada no romance de Lucius de Mello: Eny e o Grande Bordel Brasileiro.  


FÁBIO SARTORI MANFRINATO

Penta Campeão Mundial de Luta de Braço – categoria 52/60 quilos.

Melhor Atleta do Século XX na modalidade.

 

GERSON DE SOUZA

Jornalista - Como faz questão de dizer, foi registrado no Cartório da Vila Falcão, morou na Bela Vista, Terra Branca, Independência e Parque Vista Alegre.

(aguardando fotos)


HÉLÈNE REBECCA BAUTZER DOS SANTOS

 

D. Helene foi em toda sua vida, incentivadora das ações sociais, trabalhando em campanhas de agasalhos e alimentos. Exerceu a carreira de Artista Plástica, fundando em Bauru o movimento chamado “Feira da Arte Bauru”, incentivando outras pessoas a entrar no ramo artístico, deixando adeptos os quais lembramos: Jemille Diban, Esso Maciel, Eduardo Takebayashi, Remilson, Evelyse, Olício Ponce, Di Santi, José Eduardo Fusca e outros.  Todos eles fizeram da Praça Rui Barbosa um centro de encontro de grandes artistas plásticos.

Helene foi premiada inúmeras vezes em eventos em capitais brasileiras, dente elas citamos Brasília e São Paulo, chegando a ser incluída no Dicionário Nacional de Belas Artes.

(aguardando fotos)



JACY Boemer GUEDES de Azevedo

Títulos conquistados na Seleção Brasileira de Basquete:

11º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Cali - Colômbia
Data 27 de outubro a 5 de novembro de 1967 – Campeã.

13º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local Guaiaquil - Equador

Data 15 a 30 de setembro de 1970 – Campeã.

6º Campeonato Mundial Feminino – Local: Brasil

Data 15 a 29 de maio de 1971 – 3° lugar

14º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local Lima - Peru
Data 3 a 15 de março de 1972 – Campeã.

JOÃO SIMONETTI

Entrou para a memória da cidade por ter criado a primeira emissora de TV do interior da América Latina, a TV Bauru Canal 2.

 

JORGE MYASHIRO JR.

Artista de teatro de bonecos.  Participou de diversos festivais de bonecos aqui no Brasil e na Europa.  Reside atualmente em Curitiba- PR.

 

JURANDYR BUENO FILHO

Arquiteto e urbanista integrante do Conselho de Preservação do Patrimônio e Sítios Históricos da Unesco. Alguns de seus projetos: Av. Nações Unidas;   Anfiteatro Vitória Régia (cartão postal de Bauru); Terminal Rodoviário; Prédio da Caixa Econômica Federal e o Rodo Serv  Star (Km 191 da Rod. Castelo Branco).

 

LEONILDA E HERMÍNIO PINTO

Pais de Casimiro Pinto Neto (criador do Sanduíche Bauru)

 

LOJA DE TECIDOS

Loja de Tecidos do Sr. Assef Madi que ficava na esquina da Rua Batista de Carvalho com a Rua Rio Branco.  Na foto dos anos de 1920 aparecem, em destaque, o proprietário e Namtala Madi.

 

LUCIANO DIAS PIRES

Historiados e Diretor do suplemento Bauru Ilustrado do Jornal da Cidade.

 

LUIZ CARLOS AZZENHA

Jornalista e ex-correspondente internacional da Rede Globo. Atualmente é repórter da Record.

(aguardando fotos prometidas)

 

MARCOS PONTES

O Primeiro Astronauta Brasileiro

 

MARIA DE LOURDES COELHO (Lurdinha)

Títulos conquistados na Seleção Brasileira:

12º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Santiago - Chile
Data 19 a 30 de novembro de 1968 - Campeã

(aguardando fotos prometidas)

 

MARIO SABINO

Nome completo: Mário Sabino Júnior; data de nascimento: 23 de setembro de 1972; Local de nascimento: Bauru; altura: 1,89m; peso 100 kg.; Categoria:meio-pesado.  Principais conquistas: bronze no Mundial de Osaka-2003, ouro no Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, ouro no Campeonato Pan-Americano-2003, bicampeão Mundial Militar (2000 e 2001), campeão por equipe do Grand Prix Nacional-2003, ouro nos Jogos Sul-Americanos-2002.

(aguardando fotos prometidas)


MATILDE SILVEIRA

A bauruense Matilde Silveira, está na lista das personalidades da história do basquete nacional. A roupeira da seleção feminina é uma figura lendária, que já conseguiu deixar o apresentador Jô Soares (sim, ela já foi uma de suas entrevistadas) desconcertado ao afirmar: “Jogava na cesta, caia no sábado, eu parei”.

“Um dia o (Antônio Carlos) Barbosa me convidou para viajar com o time e eu fui. Eu sempre ficava vendo o Amauri (Gamba) a arrumar as roupas das meninas e comecei a gostar dessa função e resolvi ajudá-lo. Ele saiu e eu fiquei no lugar dele”, conta a roupeira, que aprendeu e já sabia ensinar todos os fundamentos do basquete.

A estréia foi um campeonato Sulamericano no Chile, depois vieram os mundiais da Alemanha, China, um Pan no Canadá, outro no Chile, as Olimpíadas de Sidney, mais três excursões para a Austrália, um pré-olímpico em  Cuba, dois torneios nos Estados Unidos, um na Polônia e, por último, as Olimpíadas da Atenas.

 

MAURO RASI

Dramaturgo conhecido nacionalmente pelas suas obras. Sua obra mais famosa é “Pérola”.

 

MÔNICA de Sousa

Inspiradora de famosa personagem de história em quadrinhos, a Mônica do  Maurício de Sousa

 

MUNIR ZALAF

Poeta e Ator  e Presidente da Academia Bauruense de Letras.

 

NEUSINHA SAKAI

A primeira namorada oficial do Pelé.  Pelé tornou público o relacionamento quando da sua volta à Bauru depois da conquista do título de campeão mundial em 1958. Inspiradora da personagem Neusinha da revista Pelézinho de Mauricio de Sousa.

 

NEMPUKO SATO

Poeta Haicai - Responsável pela divulgação do haicai entre os imigrantes japoneses no Brasil

(aguardando fotos prometias pela família)

 

NIDA MARCHIONI

 

Aos 8 anos, tem início sua trajetória musical na Escola de Música do Colégio São José. Estudou com Nair de Araújo Antunes, do Instituto Dramático e Musical.
A formatura da sua turma foi no dia 14 de janeiro de 1939, no Cine Bauru, em uma audição com repertório exclusivo de música clássica – que, depois, seria o estilo que Nida ensinaria a muitos bauruenses (leia mais abaixo) em seus 33 anos como professora de piano.
Dentro de sua atividade profissional, Nida fez parte também do Conservatório Dramático e Musical Bauruense, localizado na esquina da rua Agenor Meira com a avenida Rodrigues Alves.
Com ela, irmãos Godoy deram primeiras notas
Dentre inúmeros e inúmeros alunos que passaram pelas mãos da professora, destacam-se os irmãos Amilson, Adylson e Amilton Godoy – que integraram o grupo musical Zimbo Trio (Amilton integra até hoje a formação). “Os irmãos Godoy tinham conhecimento básico de solfejos e um pouco mais de noção dos vários estudantes que chegavam sem saber nada de nada”, frisa Nida.

(aguardando fotos)

NIDOVAL REIS

Poeta e trovador. 

(estamos procurando fotos)

 

OZIRES SILVA

Foi fundador e presidente da Embraer, Presidente da Petrobras, da Varig e Ministro da Infra-estrutura. 

(fotos em preparação)

 

PALMIRINHA

Mesmo sendo estrela de uma atração gastronômica na TV, Palmirinha tem histórias que ganham de qualquer roteiro de novela. Palmira Nery da Silva Onofre nasceu em 29 de junho de 1931 na cidade de Bauru, no interior de São Paulo.

(aguardando fotos)

 

PEDRO GARCIA NETTO

Sobrinho do ator Edson Celulari, Pedro deixou Bauru há 10 anos para buscar seu lugar ao sol no meio artístico do país.    Aqui em Bauru estudou com Paulo Neves e, no Rio de Janeiro, estudou artes cênicas, participou de peças, produziu espetáculos, etc. Foi graças à sua atuação em “Equus” que surgiu o primeiro convite para a televisão, onde, interpretou um irlandês na novela “Eterna Magia”.  Esta não foi a primeira incursão de Pedro Garcia Netto na telinha: ele participou da minissérie “JK” e das novelas “Caça Talento” (protagonizada por Angélica) e “As Filhas da Mãe”.

(aguardando fotos prometidas)

 

PER-INGVAR BRÄNEMARK

Médico sueco que trocou Gotemburgo (Suécia) por Bauru e que recebeu repetidas indicações ao Nobel.  Deve-se a ele o desenvolvimento das técnicas de implante dentário com pinos de titânio.

(aguardando fotos prometidas)


PONTO CHIC

Tradicional bar e restaurante localizado no Largo do Paissandú em São Paulo, que ficou famoso por ter sido o lugar onde o Sanduíche Bauru foi inventado.

 

POSTO SEM LIMITES

Atual Graal.  Foto de 1965 quando o Sr. Hecmet Farha e seus irmãos eram arrendatários.


Richarlyson Barbosa Felisbino  

Richarlyson nasceu em Natal-RN, em virtude das andanças do pai jogador, Lela – campeão brasileiro pelo Curitiba em 1985 e atualmente treinador nas categorias de base no Noroeste.  Veio com dois meses de idade para Bauru, onde cresceu.  Claro, com interrupções, pois Lela atuou no futebol da Itália e da Bélgica.  Seguiu os passos do pai e do irmão mais velho (Alecsandro, centroavante do Cruzeiro) e chamou a atenção jogando pelo Santo André.  Contratado em 2005, foi campeão do mundo ainda na reserva.  Atualmente é titular absoluto e campeão brasileiro pelo São Paulo F. C.

(aguardando fotos prometidas pela família)

 

SYLVIO TOLLEDO

Ator com participação nas seguintes peças de teatro: Trair e coçar é só começar (em cartaz ), - Quarteto em rir maior, - Jardim dos cogumelos, - Seis personagens em busca de um autor. DUBLAGEM : - Filmes e desenhos, - Dublador Oficial de um dos Três Patetas (Curly) - TELETOM (Voz Tonzinho).

(aguardando fotos prometidas)

 

SIMONE Biguetti

Títulos conquistados na Seleção Brasileira de Basquete.

14º Campeonato Sul-Americano Feminino Local  Lima – Peru
Data 3 a 15 de março de 1972 – Campeã.

8º Campeonato Mundial Feminino – Local: Seul - Coréia
Data
29 de abril a 13 de maio de 1979 – 9° lugar.



SUZETE Pereira da Silva Gobbi

Capitã da Seleção Brasileira de Basquete por 11 anos.

Disputou 4 Campeonatos Mundial (75/79/83/86);

4 Pan-americanos (75/79/83) e, 4 Sul-americanos (74/78/82/86).

15º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local La Paz - Bolívia
Data 16 a 24 de outubro de 1974 – Campeã.

7º Campeonato Mundial Feminino – Local: Colômbia

Data 23 de setembro a 4 de outubro de 1975 – 12º lugar
16º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local Lima - Peru
Data 12 a 24 de março de 1977 – Vice-campeã.
17º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local La Paz - Bolívia
Data 4 a 10 de novembro de 1978 – Campeã.

8º Campeonato Mundial Feminino – Local: Seul - Coréia
Data
29 de abril a 13 de maio de 1979 – 9° lugar.

18º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Lima - Peru
Data 24 a 31 de outubro de 1981 – Campeã.
20º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Guaratinguetá - Brasil
Data 16 a 18 de maio de 1986 - Campeã

TONINHO GUERREIRO

Antonio Ferreira ou Toninho Guerreiro, como ficou conhecido, (Bauru, 10 de agosto de 1942 – São Paulo 26 de janeiro de 1990) foi um jogador brasileiro de futebol.  Começou no Noroeste de Bauru. Fez história no São Paulo FC e no Santos FC.  Depois de Coutinho, foi o parceiro de Pelé que fez mais sucesso no Santos.

Ficou conhecido como o único pentacampeão do campeonato paulista: ganhou 3 vezes pelo Santos FC (1967-1968-1969) e 2 vezes pelo São Paulo FC (1970-1971).  Segundo contava, deixou de ir a Copa de !970 no México quando os médicos lhe diagnosticaram uma “sinusite”.  Isso teria sido na verdade um pretexto para a convocação em seu lugar do jogador Dario (ex-Atlético Mineiro), em atendimento a um “desejo” do então presidente da época, Emilio Garrastazu Médici.

 

VÂNIA TEIXEIRA

Ex-atleta da Seleção de Basquete, com quatro participações em Mundias, três, Jogos Pan-americanos e duas em Goodwill Games. Além de vários títulos em clubes, Vânia defendeu a seleção durante 14 anos.

16º Campeonato Sul-Americano Feminino – Local: Lima - Peru
Data 12 a 24 de março de 1977 – Vice-campeã.
17º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local La Paz - Bolívia
Data 4 a 10 de novembro de 1978 – Campeã.

18º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Lima - Peru
Data 24 a 31 de outubro de 1981 – Campeã.
20º Campeonato Sul-Americano Feminino - Local  Guaratinguetá - Brasil
Data 16 a 18 de maio de 1986 - Campeã
21º Campeonato Sul-Americano Feminino – Local: Santiago - Chile
Data 18 a 23 de Abril de 1989 – Campeã.

(agurdando fotos prometidas)






  



 

 


 

 

 

 

 

 
  Site Map